segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Minha Língua Portuguesa

Análise Missa do Galo de Machado de Assis
*Por Ana Benta

Missa do galo é um conto narrado em primeira pessoa pelo personagem Nogueira, um jovem estudante de 17 anos que se encontra hospedado na casa de Meneses casado com Conceição, uma jovem senhora de 30 anos que é traída pelo marido, mas aceita sem qualquer objeção, na casa também moram D. Inácia, mãe de Conceição e duas escravas.
O jovem narra um diálogo entre ele e Conceição, em uma noite de Natal enquanto esperava acordado para ir á Missa do Galo. Meneses não dormia em casa, era de costume em algumas ocasiões passar a noite fora, sempre dizia ir ao teatro.
Conceição perturbada com a falta de sono vai até a sala fazer companhia ao jovem sente se envolvido por uma atmosfera de pura sensualidade e mistério que vai revelando Conceição cada vez mais bela aos seus olhos, à medida que conversavam sobre vários temas banais do dia-dia.
Antes a jovem senhora mostrava-se apenas simpática e bondosa, mas naquela noite viu-a como nunca havia reparado antes, a cada gesto sentia-se mais intrigado com aquele sentimento que lhe causara tamanha confusão, ficando envolvido a ponto de quase perder o horário da missa. Porém, no dia seguinte Conceição tornou a ser apenas aquela simpática e benigna mulher como relata o narrador: “Durante o dia achei a como sempre, natural, benigna e sem nada que me fizesse lembrar a conversação da véspera.”
No conto temos os personagens. Nogueira, um jovem estudante de 17 anos que narra os acontecimentos daquela noite expondo seus sentimentos e pensamentos mais íntimos o que torna o um personagem redondo, temos ainda Conceição uma mulher casada e traída pelo marido, sabia da situação, porém, nada fazia, de católica e devota de Nossa Senhora Conceição.
Também são personagens desse conto; Meneses, escrivão e marido de Conceição. Dona Inácia, a mãe d e Conceição e mais duas escravas que pertenciam ao casal, porém são apenas citados na tendo parte alguma com o desenrolar dos fatos.
O tempo do conto é psicológico, pois se trata de uma lembrança.
O conto se passa no Rio de Janeiro, no período escravocata em uma família de boas condições financeiras e de costumes cristãos. O clima psicológico do conto é carregado de sensualidade e mistério.
O narrador está na primeira pessoa e é personagem protagonista.
O conto nos passa uma mensagem, a traição nem sempre é caracterizada em ato, mas também por desejos contidos em nosso inconsciente.
O texto é caracterizado pelo discurso direto, podendo ser percebido claramente em vários trechos como, por exemplo:
 “São bonitos, disse eu.”
“_ Já serão horas? Perguntei.
_ Naturalmente.”
O conto Missa do Galo faz uma crítica à sociedade da época a qual impõe a mulher uma postura serena e compreensiva aos deslizes de seu companheiro ao passo que é bem melhor viver em um casamento sem amor reprimindo seus desejos que tronar-se alguém solitário ou até mesmo uma mulher separada, pois não eram bem vistos na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário